domingo, 6 de maio de 2012

A Samambaia, Pteris aquilina, L.


A Samambaia, Pteris aquilina, L. variedade caudata, L. pertence a família das Polypodiaceas e é um dos vegetais mais espalhados no Brasil, ocupando uma grande área de solo agreste da maioria dos seus Estados. Ela vegeta geralmente nos terrenos secos, inóspitos, cansados e estéreis; é reputada como uma verdadeira praga e de difícil extermínio.
Pteris  aquilina, L  variedade caudata
A presença da Samambaia, pois há exceções, significa a falência de elementos minerais do solo onde cresce e exprime a esterilidade da terra para a cultura de cereais, avisando dessa forma ao agricultor, que o seu trabalho na zona por ela ocupada, é improdutivo e desastroso. Assim, pois, tal é a vegetação que reveste a terreno, tal são reveladas as suas aptidões para as diferentes culturas.
Nos terrenos ocupados pela Samambaia , encontra-se geralmente uma modificação no alto das serras. O café não amadurece mais, porém o milho, o feijão, o guando e o amendoim, ainda podem dar às vezes colheitas produtivas. Para remediar o inconveniente da Samambaia, ou por outra, da esterilidade do terreno ocupado por esta planta costuma-se bater com um pau a samamabai, duas a três vezes e depois virar o terreno com o auxilio do “arado de facão”, ou simplesmente á enxada e submetê-lo ao preparo racional por meio de uma cultura fertilizante, tal é o amendoim, e o guando, ainda mais apropriado a este fim. Preparado o terreno pelo processo das culturas intercaladas, favorecendo-o com elementos azotados necessários á nutrição de cereais, como o milho, já se consegue uma colheita mais prodiga, e assim sucessivamente, até o esgotamento completo do terreno em face desses vegetais, isto é, para a cultura de cereais, aproveitando-o então para pastagem, cobrindo-o novamente de um denso manto, mas agora de capim gordura róseo. Porém, nem todo o terreno ocupado pelas Samambaias, é estéril, alguns, que se observam pelo simples aspecto da vegetação que acompanha a samambaia, ainda produzem regularmente, tal é o terreno em que a samambaia é acompanhada pela capoeira que caracteriza o solo de 3ª qualidade, tal é o vestido pelo “Tapinhoam, Muricy, Cipó S ao João, Quina do rio, Imbaúba mirim e manjolo.”
Após longos anos, vai então a samambaia cedendo lugar a plantas menos exigente e mais tenaz é o capim gordura, que cobrindo, rapidamente a terra e retendo a umidade, sufoca os grêlos da samambaia, inimiga d’água. Mais tarde, aparecem já, aqui e ali em alguns pontos mais férteis, alguns arbustos modestos, como a sombria “Cardia”, a “Agoniada” e outras mais que caracterizam a natureza do terreno.
A Samambaia é uma planta por demais espalhada e conhecida é também chamada Comambaia e dela derivam-se algumas variedades tal, a Samambaia miúda, semelhante a samambaia comum apenas, mais delicada e menor.

Bibliografia: Chácaras e Quintais –Abril de 1922 – Dr Waldemar Peckolt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário