domingo, 29 de novembro de 2015

Cato e Caulophyllum

Mimosa Catechu,; Leguminosa da Índia e do Ceilão

Parte usada: Extrato seco da planta


Composição química: O Cato encerra os seguintes princípios: Ácido Cateclutanico, Cathechina, traços de quercetina e vermelho de Catechu (matéria corante)

Propriedade terapêutica: Excelente tonico amargo e adstringente. Util na atonia e fluxo do tubo digestivo. Excita o apetite e combate as diarreias, disentéricas e hemorragias uterinas. Modifica os catarros bronquiais úmidos. Empregado na leucorreia e blenorragia internamente e externamente em infecções. Como tonico adstringente é aconselhado nas anginas e estomatites. Dá bons resultados em bochechos ou gargarejos no estado fungoso das gengivas com mau hálito, escorbuto, aftas, e nas faringites. Gosa de propredades estypticas e hemostáticas.

Posologia: Internamente 0,50 a 2,0 por dia. Externamente 10 a 30 para 500c.c. de veículo.

Preparações oficinais: Pó, Infuso, Tintura, Xarope, Pastilhas


Caulophyllum
Caulophyllum thalietroides, Leontices thalietroides Berberidacea originaria da América do Norte.
Planta Nativa da América do Norte.

Parte usada: Rizoma


Composição química: Contem principalmente Caulophylina, resina, saponina, etc.

Propriedades terapêuticas: Estimulante, emenagogo, sudorifico, antiespasmódico, tonico diurético. Aconselhado nas moléstias chronicas do útero

Sinomia: Blue Cohose, na América do Norte.

Posologia: 1 a 3 grs nas 24hs.


Bibliografia; Catálogo de Extratos Fluídos dos Laboratórios Silva Araujo -Rio de janeiro - 1930

Feuillea Trilobata. L.

Nos estados compreendidos entre 7º e 24º de latitude sul é também denominada Fava de Santo Inácio, talvez em consequência do sabor amargo apesar de não ter nenhuma semelhança com a planta anterior; nos estados do norte é chamada Noz de serpente.
Planta trepadeira, pilosa em todas as suas partes, com folhas de 3 a 5 lobos obtusos. Flores de cor amarela, as masculinas em panículas as femininas separadas raramente em pares. Fruo arredondado, com 9 cm de diâmetro com casca resistente de 2mm de grossura, com 6 a 12 sementes redondas, tão juntas que formam uma bola de 4 ½ cm de diâmetro, sem a casca o fruto tem um sabor amargo forte.
Em Cantagalo encontrei quase que exclusivamente a variedade Tomentosa Cogn. A qual tem um tomento cinzento e possue folhas com 3 lobos obtusos. As experiências com os albumens foram publicadas no ano de 1862 no “Archiv. Der Pjharmacie pelo Dr, Bley. Ainda mencionei alguns tarbalhpos do ano seguinte com respeito as sementes.
A gordura, que tenciono mandar ao Prof. Dr. Thoms, e se encontra na minha coleção, após tantos anos não acusa alteração alguma.
A substancia amarga, Feulina se obtém, extraindo-a por meio de álcool das sementes desengorduradas, dissolvido o liquido em água acidulada com ácido acético, a solução tratada pelo acetato de chumbo e filtrada é reduzida a pequeno volume pela evaporação é agitada com éter, clorofórmio e éter; vaporizada, agora com álcool amilico até a secura é em seguida tratada pela água até ficar sem sabor e com solução tânica afim de torna-la límpida.
As sementes são aplicadas pelo povo contra as mordeduras picadas de escorpiões e vespas, como também em casos de envenenamento vegetal, especialmente com água de mandioca, extraída da espécie Minihot utilíssima. O envenenamento por esse meio, em pessoas, é possível apenas em casos de suicídio, como contra veneno aplicam-se cinco albumens em emulsão com meia garrafa de água, para ser tomada uma colher das de sopa de 15 em 15 minutos.
Para animais esse caso acontece mais vezes e se aplica 20 a 24 albumens em água, para serem dados em quatro vezes. Tive ocasião de observar em uma fazenda um animal envenenado, de ventre volumoso. Tremia e parecia espantado, o fazendeiro aplicou logo 24 albumens, e repetiu a mesma dose no dia seguinte. No terceiro dia desapareceu a inchação por completo e normalizou-se o estado de saúde do animal.
Atribui-se esse efeito tão rápido e favorável a qualidade purgativa do vegetal, e é de se supor terem os mesmos resultados em qualquer outro envenenamento vegetal, mesmo não demonstrando os mesmos sintomas.
Empregam também triturado com açúcar, dividido em oito porções, uma porção 3 a 4 vezes ao dia, contra amarelão. Flatulência e afecções dos rins causadas pela febre amarela. O povo prepara o óleo, cozinhando as sementes em água, o qual tem cor cinzenta e sabor amargo desagradável e é dado as crianças, as colheres de chá como antelminthico; e em fricções contra o reumatismo.


Bibliografia: Revista da Flora Medicinal, 1936 – Plantas Medicinais e Úteis da Flora Brasileira. Theodoro Peckolt.

domingo, 22 de novembro de 2015

Sicyos marth, Cogn

Sicyos marth, Cogn
É conhecida como Curuba no estado de Pernambuco, o seu nome popular nos estados de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro é Pepino do Mato.
Vulgarmente conhecida como Pepino do Mato

Panta cipó, com folhas de dois lobos obtusos, triangulares e denteados. Flores de cor amarela, sendo que as masculinas estão dispostas em cacho.
Fruto comprido, em forma de ovo, com 6cm de comprido, no centro 4 ½ de diâmetro verde claro, com pequenas manchas redondas de cor avermelhada: smentes chatas de 5mm de comprimento.
O fruto tem sabor e cheiro de pepino e também é consumido como tal. Os frutos socados e macerados com álcool e água, partes iguais, serve as mulheres como loção para o cabelo.
Encontrei no fruto: óleo gorduroso, ácido resinoso, albumina, glucose mucilagem.

Sicyos quinquelobatus, Cogn
Nos Eatdos de Alagoas, Espírito Santo, São Paulo, Minas e Rio de Janeiro é conhecida sob o nome popular de Melancia de cobra e ainda Pepino miúdo do mato.
Muito encontrada nas plantações de café, tem folhas com 5 lóbos obtusos, flores pequenas brancas, as masculinas em cachos e as femininas isoladas. O fruto tem forma de azeitona, verde escuro, manchado, sem cheiro, com sabor de pepino, motivo pelo qual é consumido como conserva.
O fruto contém: óleo gorduroso, ácido resinoso, albumina, glicose, mucilagem e cinzas contendo manganês.
O óleo gorduroso é verde assim como o acido resinoso, não tem cheiro nem sabor. O decocto das folhas é empregado em clisteres no catarro intestinal e hemorroidas.

Sicidium monospermum, Cogn
Conhecida npo Rio de Janeiro como fava de Santo Ignácio.
Planta cipóPlanta cipó, com folhas grandes e triangulares Flores de cor amarelo-claro, papilhosas, as flores masculinas são encontradas em panículas e as femininas isoladas, raramente aos pares.
O fruto tem apenas uma semente, de cor cinzento clara de 8cm comprimento 5 ½ cm de largura no centro, tem um bordo de 8mm de largura dando a impressão de uma aza. Sementes de cor cinzenta, quase redonda de sabor amargo nauseabundo.
O albume seco pesa 3,776 grs e fornece: óleos graxos consistentes, de sabor desagradável e rançoso. O albume em emulsão é aplicado em casos de constipação e flatulência. Como drástico tomam-se dois albumens com açúcar. No caso de hidropisia tomam-se três sementes diariamente.


Bibliografia: Revista da Flora Medicinal, 1936 – Plantas Medicinais e Úteis da Flora Brasileira. Theodoro Peckolt

Castanha Mineira


Anisosperma passiflora, Curcubitacea brasileira

Parte da planta: Semente ou castanha, que dá também um óleo amargo sebáceo ou resinoso, fortemente estomáquico, drástico ou emético, segundo a quantidade em que é ingerido.

Propriedades terapêuticas: Tonico amargo laxativo e anti dispéptico. Empregado na inapetência, más digestão, dispepsias gastro-enterites. Em dose elevada atua como laxativo e cholagogo.
Curcubitacea brasileira

Segundo o Dr. J. R. Monteiro da Silva a castanha Mineira é para evitar desarranjos gástricos, a medicina popular descobriu um cipó, que dá uma castanha, cheia de amêndoas. É tão conhecido o seu efeito sobre as dispepsias que os viajantes levam consigo uma ou mais sementes, que tomam raspando um pouco em meia chicara de água fervendo ou na aguardente, logo que começam a sentir qualquer novidade no estomago. As amêndoas contem uma substância oleaginosa muito amarga, empregada com resultado esplendido na icterícia, constipação do ventre e atonia gastro-intestinal. A substância em questão é tão ativa que combate até azia.
Tem também ação salutar nos ingurgitamentos do fígado e muitos equiparam o seu efeito sobre essa víscera ao dos calomelanos. E tem-se observado que com o seu uso o volume do fígado diminui e os doentes deixam de sentir dores e peso sobre esse órgão. Nas flatulências tem uma ação especial auxiliando as digestões; evita as fermentações e, por conseguinte, a formação de gazes. A melhor forma de se usar a castanha mineira é em tintura e extratos.

Pode-se usar uma colherinha de tintura ou 20 gotas de extrato fluido, em um cálice de água ou de vinho, antes das refeições. Esta dose favorece a digestão, combate a inercia do intestino, produzindo um pequeno desembaraço de ventre, tão necessário aos que sofrem atonia intestinal. “Como purgativo nas moléstias do fígado, emprega-se a dose de 10 a 20grs de tintura ou 2 a 4grs de extrato fluido. Quem sofrer de dispepsia gastro intestinal, sobretudo de atonia, que traz peso no estomago, sonolência, as vezes tonteiras e nervosismo, basta usar 10 a 20 gotas de tintura ou 2 gotas de extrato fluído, em um pouco de água, logo que sentir qualquer perturbação gástrica que ficará imediatamente aliviado.

Posologia: 5 a 10 gotas por dia como antidispeptico;
                   1 a 20 gotas como laxativo e colagogo
                    2 a 4 grs como purgativo.

Preparações oficinais: Extrato fluído, tintura


Bibliografia; Catálogo de Extratos Fluídos dos Laboratórios Silva Araujo -Rio de janeiro - 1930

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Echinocystis Muricata, Congn , Sicyos polyacanthos, Congn.


Echinocystis Muricata, Congn.

Nativa de Mata AtlânticaConhecida nos Estados do Ceará, Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, pelo nome popular de Cabacinha de espinho.
Planta cipó, trepadeira de folhas quase redondas, de 3 a 5 lobos, dentadas. Inflorescência masculina comprida e em cachos; as femininas aos pares.
Os frutos, com espinhos, tem 5 cm  de comprimento, por 2 cm de diâmetro; sementes pequenas de cor parda.
A raiz na dose de 4 grs. Serve como purgativo. A emulsão das sementes tem fama de diurético.
A mesma denominação tem a Cyclanthera quiquelobata Cong. Nos Estados de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, que apresenta pequenos frutos espinhosos.

Sicyos polyacanthos, Congn.

Nativa de Mata AtlânticaNos estados compreendidos entre 21 a 30º de latitude sul é chamada Pepino Colibri, nos Estados do Sul conhecida como Pé de macaco.
Planta rasteira com folhas dentadas. Flores masculinas em panículas e as femininas em capítulos, ambas de cor vermelha.
Fruto do tamanho de um ovo de colibri, verde escuro, com pontos brancos; dentro da polpa sucosa se encontra um grande número de sementes, de cor branca amarelada.
São os únicos frutos das Cucurbitáceas brasileiras aproveitáveis para consumo, adicionadas às conservas.
O decocto das folhas serve de diurético.


Bibliografia: Revista da Flora Medicinal, 1936 – Plantas Medicinais e Úteis da Flora Brasileira. Theodoro Peckolt.

Cascara Amara, Cascarilha e Casemiroa Eduli

Cascara Amara
Picraramia antidesma, Rutacea da América Central.
Nativa da América Central.Parte usada: Cascas
Composição mquíica: entre outros princípios a picramina (alcaloide)
Propriedades terapêuticas: Tonico prodigioso, estomáquico e febrífugo. Aconselhado no tratamento da tuberculose sifilítica e na sífilis secundária em que os sintomas desaparecem logo e a ação tônica é notável. É ainda aconselhada como estimulante do sistema excretor aumentando ao apetite e combatendo a prisão de ventre. É também indicada no reumatismo gonorreico.
Posologia: 0,50 a 0,40 grs, 3 vezes ao dia.
Xarope de Cascara Amara
Extrato fluído...........................30c.c.
Xarope simples.........................970c.c.

Cascarilha
Nativa das Ilhas BahamasCroton eleuteria – Euphobiacea, originaria da Ilha das Bahama e de outras ilhas das Antilhas.
Parte usada: Cascas
Composição química: A cascarilha contem principalmente: duas resinas das quais uma acida outra neutra; um princípio amargo a Cascarillina e óleo essencial.
Propriedades terapêuticas: Tonico excitante, diaforético e antiemetico.
Empregado na diarreia, febre intermitente, dispepsia, cólicas flatulentas e como excitante da secreção gástrica e das fibras do estomago. Indicada com os melhores resultados na atonia gástrica e hidropsia.
Preparações oficinais: Pó, Extrato fluído, tintura, extrato mole, xarope.
Xarope de Cascarilha:
Extrato fluído....................................50c.c.
Xarope simples.................................950c.c.
Posologia – 1 a 4 grs por dia.

Casemiroa Edulis
Rutacea, originaria do México
Nativa do MéxicoPartes usadas: Sementes
Propriedades terapêuticas: Analgésico e hipnótico. Aconselhado como vulnerário pela Farmacopéia Mexicana. Muito utilizada nos casos de insônia. A Casemiroa produz sono tranquilo e reparador, semelhante ao sono normal. Sua ação é eficaz contra qualquer insônia. Não tem ação tóxica, nem provoca fenômeno psicótico algum.
É empregada com reais vantagens como analgésico, nevralgias, dores reumáticas e em todas as manifestações de origem nervosas.
Posologia 0,50 a 2,0 por dia

Bibliografia; Catálogo de Extratos Fluídos dos Laboratórios Silva Araujo -Rio de janeiro - 1930

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Calumba, Calumba do Brasil e Cardo Santo

Calumba
Jateorhiza palmata, Minispermácea
Cresce na África e em Madagascar é cultivada em países de clima tropical.
Planta Africana
Parte usada: raiz
Composição química: Columbina ( princípio amargo cristalizável) ácido columbico e columbanina, alcaloide e um óleo essencial aromático.
Propriedades terapêuticas: Tonico e estomáquico poderoso, empregado na atonia do tubo intestinal e na diarreia. Muito empregado na anorexia, embaraço gástrico, nas afecções escrofulosas.
Posologia: 1 a 4 grs por dia
Preparações oficinais: Extrato fluído, extrato mole, pó, vinho, xarope, tintura, infuso.
Vinho de Calumba
Extrato fluído...................................30c.c.
Vinho branco....................................970c.c.

Calumba do Brasil
Simaba calumba, Riedel, Rutacea brasileira
Propriedades terapêuticas: Tonico, estomáquico e febrífugo. Emrpegado na cura das dispepsias e febres periódicas; e externamente no prolapso do reto, assim como na cura das feridas.
Posologia: 0,5 a 1,0 por dia.

Cardo santo    
Centaurea benedicta, L. Composta. Planta anual da Europa.
Parte usada: Planta florida
Composição química: Contém principalmente um princípio amargo cristalizável a cnicina descoberta em 1841.
Propriedades terapêuticas: É empregado como tônico e so bretudo como antifebril e estomáquico
Posologia: 2 a 4 gr nas 24hs.
Preparação oficinais: Extrato fluído, extrato mole, Infuso e tintura.
Com o nome vulgar de Cardo santo é também conhecida  Argemone mexicana, L. vulgarmente chamada papoula espinhosa e Cardo Santo do México, família das Papaveraceas

Bibliografia; Catálogo de Extratos Fluídos dos Laboratórios Silva Araujo -Rio de janeiro - 1930

Trianosperma diversifolia e Perianthopodus espelina

Trianosperma diversifolia, Cogn.
Conhecida popularmente com o nome de Tayuya miúda ou Abobrinha do mato.
Grande planta rasteira de grande extensão, com folhas vilosas, no começo com pelos macios que endurecem depois, com 5 e raramente 7 lobos, sendo inteiras as folhas terminais dos ramos secundários. Inflorescência panicular, andrógina, multifloral com
pequenas flores amaralo-esverdeadas. Frutos pequenos, ovoides, vermelho vivo de cereja, 18mm de comprimento por 12mm de grosso. A raiz carnosa castanho clara, não é tão grossa mas é consideravelmente mais comprida do que a de Trianosperma Martiana, e igualmente apreciada como medicamento e usada nas mesmas doses. Os frutos já completamente desenvolvidos, mas ainda não maduros têm fama de curar a diabetes. Tomam-se 30 grs de frutos verdes que se pisam e aos quais se juntam 60 grs de casca de caju (Anacardium occidentale) e coze-se tudo junto durante um quarto de hora. 12 horas depois côa-se, junta-se água até completar 1 litro e toma-se 3 vezes por dia um cálice cheio. Os frutos verdes não tem cheiro, mas pisados cheiram mal e tem um gosto picante, amargo e nauseante.

Perianthopodus espelina, Manso
Planta encontrada nos estados de Alagoas, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo. O nome popular é Espelina em Minas Gerais chama-se Tomba.
Planta secaPlanta cipó, rasteira, monoica com raiz perene, folhas lineares, com 3 lobos obtusos. Flores de cor branca, sendo as masculinas maiores que as femininas. Frutos compridos, carnosos, brilhantes e de cor amarelo-vermelha, com 21mm de comprimento e 11mm de grossura. Sementes achatadas, de cor branco-acinzentada, com semente branca amarelada, de sabor acre, não são aproveitadas nem as sementes nem as folhas.
A raiz é um remédio reputado como tônico e drástico, principalmente nos casos de histeria, histeralgia e afeções espasmódicas.
Como tônico usa-se 0,1 a 0,05 do pó da raiz ou tintura (1:5) quatro gotas em cada refeição. Em ataques histéricos usa-se 4 gotas, 3 a 4 vezes por dia, diariamente aumentando todos os dias uma gota.
Como drástico 0,2 a 0,5 do pó da raiz ou um decocto de quatro gramas da raiz para 120 c.c. de água, tomado de uma só vez.
A raiz fresca amarela é de cheiro ativo e desagradável quando seca. As raízes oferecidas no comércio tem 15 a 20 cm de comprimento 2 a 3 cm de diâmetro, secas, redondas, com casca lisa de cor branca, fácil de pulverizar, As raízes secas não tem cheiro, e seu sabor é nauseante e amargo


Bibliografia: Revista da Flora Medicinal, 1936 – Plantas Medicinais e Úteis da Flora Brasileira. Theodoro Peckolt.