sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Cipó Carijó e remédio para as flebites

Davilla rugosa Poirier, Ditleniacea sinomia vulgar: Cipó carijó, Sambaibinha, Folha de lixa, Capa homem, Cipó de caboclo.
O nome de cipó caboclo vem certamente do emprego que os nossos moradores do interior fazem de tal planta, bem como o de cipó de carijó, por ter sido empregada pelos índios carijós que foram os descobridores de suas virtudes e ensinaram aos portugueses o seu uso apanhar peixes, e iba, arvore, seguidas do diminutivo.
Davilla rugosa Poirier
O termo sambaibinha, ou como escreve Saint Hilaire Cambaibinha, vem de caa mbaya, ramos ou cipós próprios para se tecerem nassas (armadilhas ou cestas para apanhar peixes), e iba, arvore seguidas do diminutivo inha, para distingui-la da árvore cognominada Cambaiba.
É planta muito comum em todos os estados do país principalmente Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina, Bahia, Pernambuco até o Rio Amazonas. Fora do Brasil cresce também no Chile, Guianas e Suriname.
A parte geralmente empregada como medicamento é a folha. Seca a folha é inodora e de sabor adstringente e um tanto amargo.
Esta planta possui ação analgésica local e vasoconstrictora; dá excelente resultado no tratamento da orchite, da epidermite, das hemorroidas e de outras flebites e varizes. Aconselha-se seu emprego sempre há estase sanguínea com dores e inflamação. Dá resultado superior aos da beladona, hamamelis, pomadas mercuriais.
É usada geralmente sob a forma de extrato aquoso mole, associado a lanolina em pomada a 50% aplicada duas vezes ao dia.
Internamente é empregada sob a forma de extrato fluido ou de pílulas feitas com 0,25grs. do extrato mole (1 de 2 em 2 horas)

Bibliografia: Revista da Flora Medicinal – Rodolfo Albino Dias da Silva - 1925

Nenhum comentário:

Postar um comentário