segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Jurubeba, desobstruente poderoso, diurético e tônico.

Com a denominação de Jurubeba, são conhecidas pelo menos quatro espécies vegetais, de aspecto e propriedades medicinais muito semelhantes, todas pertencentes família das Solanácias. Estas espécies são: Solanum insidiosum, Mart; Solanum paniculatum, L; Solanum juripeba, Rich e Solanum fatigiatum, Willd.
Jurubeba, flor e fruto
O povo, não distingue bem as diferentes espécies do vegetal, denomina todas indiferentemente , conforme a região do pais, Jurubeba, Jurumbeba, Juribeba, Juripeba, Jubeba, Jumbeba, Juveva, Juuna e ainda pelo nome indígena de Joa-tica.
As diferentes espécies de Jurubeba tem pátria o Brasil e se desenvolvem em todos os estados tropicais em abundância.
Gustavo Peckolt em 1886 publicou um estudo farmacognóstico do S. insidiosum, onde a parte química foi amplamente estudada, encontrando este ilustre pesquisador a seguinte composição química em suas folhas e raiz: jurubebina, solanina. Nenhuma parte deste vegetal contem tanino
Na Farmacopeia Brasileira é planta oficinal com as seguintes preparações: extrato de Jurubeba, extrato fluido de Jurubeba e tintura de Jurubeba.
A Jurubeba já era planta usada pelo índio quando da descoberta do Brasil. No entanto o primeiro registro de sua utilização pelo povo da terra é feita pelos naturalistas holandeses Piso e Marcggravi em seu livro Historiae Rerum Naturalium Brasiliae, publicado em 1648.
O Dr Almeida Pinto, no século XIX recomendava Jurubeba contra as anemias, a clorose, febre intermitente, hidropsias, obstrução do fígado e baço, emenago e para combater o catarro da bexiga.
Externamente, o cozimento de suas folhas frescas é compressa para apressar a cicatrização de ferimentos e úlceras. Também empregam suas raízes nas moléstias do útero, na clorose, desobstruente poderoso, diurético e tônico.

Bibliografia: Revista brasileira de Farmácia – dezembro 1940 – Costa, Oswaldo de Almeida, farmacêutico professor da Faculdade Nacional de Farmácia da Universidade do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário