sábado, 4 de novembro de 2017

Arroz é parte da alimentação humana a mais de três milênios.

Arroz é uma planta anual que desde mais de três milênios constitui alimento principal dos povos da Ásia, África e América e mais modernamente de muitos habitantes da Europa.
A sua pátria é a Índia, ainda que alguns historiadores considerem sua origem na China.
Na Europa o arroz era pouco conhecido no tempo de Dioscoride e de Plinio, vulgarizando seu uso e cultura viajou toda o Egito, Itália e Espanha e América no período das conquistas.
No Brasil a sua existência data, segundo Gabriel Soares, desde o meados do século XVII. Veio a ilha de Cabo verde para a Bahia, onde foi muito cultivado e daí espalhou-se para os demais estados.
Em 1750, o arroz era cultivado em grande escala em Pernambuco, no planalto de Garanhuns onde por todo o século XVIII foi conhecida como a terra do arroz.; 1777 o governador José Cesar de Menezes recomendou aos senadores e deputados que promovessem a cultura de arroz.
No século XIX a província de Pernambuco exportava uma pequena quantidade de arroz para a Bahia. A partir de 1816 a cultura foi se desenvolvendo e passando seu cultivo a outros estados. Sua fácil propagação em terrenos pantanosos levou seu cultivo ao Mato Grosso, Pará e Amazonas, para encontrar seus grandes produtores da atualidade no Rio Grande do Sul.
De todas as gramíneas é o arroz a que no mundo tem maior consumo como alimento para os povos.
Uma variedade de arroz que rendeu muita notícia no brasil do século XIX e XX foi o arroz de sequeiro normalmente plantado em montanhas . Sua vantagem é ter um grão mais transparente e amadurece um mês mais cedo que o arroz alagado.
Só no reino do Sião no século XX a cultura de arroz contava com mais de 40 variedade que se propagaram pelo mundo.
Nas Filipinas o principal alimento do povo é o arroz cuja principal variedade é a Binambang.
Os terrenos preferidos pelo arroz são férteis em consequência da decomposição efetuada pelas águas naturais. Sendo assim, a planta só prospera em terrenos que possam ser facilmente inundados.
Omo força alimentícia, não há vantagem alguma em juntar a farinha de arroz com a de trigo.
Os índios asiáticos preparam com a farinha de arroz o vinho de coco um pão muito apreciado por eles e denominado Apê.
Na Índia, é ingrediente principal de uma bebida chamada Sakki ou Samim e os japoneses fazem um vinho denominado Taki; na China e na Malásia o arroz com caldo de cana e a seiva de certas palmeiras se obtém uma bebida alcoólica chamada de Arak.
Á água de arroz é muito conhecida para tirar as sardas do rosto.
O amido de arroz é usado no fabrico de diferentes doces, porém seu principal emprego é na perfumaria e na farmácia.

BibliografiaPeckolt – Theodoro e Gustavo - História das Plantas Medicinais e Úteis do Brasil (1888-1914).

Nenhum comentário:

Postar um comentário