sábado, 18 de novembro de 2017

O óleo essencial do Vetiver é usado na indústria de perfumes e cosméticos

Andropogon squarrosus, Linn é a vetiveria odorata do passado. Popularmente conhecido como Vetiver, Capim da raiz cheirosa, Grama das Índias, grama cheirosa, Kus-Kus, Vitbevayr.
É um capim oriundo da Índia, mas acha-se tão cultivado e espalhado no Brasil, que cresce espontaneamente em muitos lugares do país.
Capim Vetiver
Os seus colmos reunidos em grande numero são as vezes formados pela reunião das folhas que se adaptam em feitio de leque na parte inferior, muito aproximadas, de 1 a 2 metros de altura, com as folhas de 0,20 a 1,50 cm de comprimento sobre 5 cm de largura dobradas em duas formando uma goteira, rígidas, agudas, com as margens ásperas e serradas, de cor verde escura na face superior e listrada de branco na inferior; inflorescência em panicula, verticilada, no ápice do colmo, de 30 cm ou menos de altura, com numero de pequenas flores, com as espiguetas  de cor roxeada.
Raiz de Vetiver
As raízes são de 5 a 30cm de comprimento sobre 1-2 mm de diâmetro, lustrosa, fortes, flexíveis, com a epiderme de cor amarela pálida, separando-se com facilidade, e a parte central lenhosa e fibrosa, de aroma agradável particular, um tanto semelhante ao  do sândalo e ao da mirra, principalmente depois de atritadas e umedecidas, de sabor levemente amargo um tanto picante e aromático, não desagradável.
Estas raízes contem um óleo essencial que varia a porcentagem conforme o lugar onde é cultivada, e segundo a época da sua colheita.
A essência de vetiver é muito usada na perfumaria; com ela preparam um extrato dissolvendo 60 grs de óleo essencial em 4 ½ litros de espirito.
A tintura medicinal de vetiver é feita com 2kg de raízes secas e contusas e 4 ½ litros de álcool.
O extrato dos perfumistas, a essência ou tintura, todos fazem parte de um grande numero de produtos aromáticos muito apreciados na perfumaria, e deve-se aquela essência a grande aceitação que tem muitos perfumes.
A tintura é usada como medicamento na dose de 20 a 40 gotas nas enxaquecas e na histeria.
Bibliografia: Peckolt – Theodoro e Gustavo - História das Plantas Medicinais e Úteis do Brasil (1888-1914).


Nenhum comentário:

Postar um comentário