domingo, 15 de abril de 2018

Para pintar ou curar é preciso usar batata brava


Cissampelos fasciculata, Benth, erva mãe boa, batatinha, caapeba, batata brava, batata da uva do mato, abutua de batata, Butua, Abutua.
Cissampelos
É uma trepadeira de ramos flexuosos e tortuosos profundamente sulcado, pilosos, de cor esbranquiçada quando novos e depois um tanto lisos e de cor frutiginosa; com as folhas curtas, arredondadas ou largamente cordiforme, no ápice rotundas ou ligeiramente chanfradas, obtusas: na base truncadas ou na sinuosidade abertas e profundamente cordiformes, no ápice rotundas ou ligeiramente chanfradas obtusas, na base truncadas ou n a sinuosidade abetas e profundamente cordiformes.
Habita os estados da região sudeste e floresce em fevereiro. Os frutos maduros são muito apreciados como gulodice e o seu suco é usado como refrigerante.
As folhas frescas servem para colorir o de preto o tecido de algodão; o suco expresso das folhas é usado as colheres de chá contra as diarreias e as de sopa na leucorréias e gonorreia.
A cataplasma das folhas contusas é considerada como antigalactogenica, quando aplicada sobre os seis da mulher.
A raiz tem vários tamanhos as vezes 20cm de comprimento outras vezes apenas 12cm protegida por cutícula fibrosa de cor escura avermelhada; cortada em sentido transversal, nota-se na sua superfície um grande numero de raios e uma medula amarelada que pela exposição ao ar torna-se parda.
Esta raiz é considerada tônica, desobstruente, febrífuga e brando adstringente.
É usada na metrorragia, na leucorréias, nas afecções da bexiga na albuminuria sob a forma de cozimento feito com 100grs da raiz para 500 de coadura. Usada na dose de 3-14 cálices por dia.
A alcoolatura feita com 1 parte de raiz fresca para 2 de álcool a 40ºC, é empregada na dose de 8-10 gotas três vezes ao dia.
A resina mole e o ácido resinoso são sem aroma e sabor; a pelosina ou buxina cristalizada é o principio margo da planta; o ácido cissampelos tanino dá com os sais de ferro, coloração preta.
Bibliografia: Peckolt – Theodoro e Gustavo - História das Plantas Medicinais e Úteis do Brasil (1888-1914).

Nenhum comentário:

Postar um comentário